Bons negócios e a relação com um eficaz controle de fluxo de caixa. Conheça algumas dicas para começar essa administração do seu fluxo de caixa.
Quando nos perguntamos como podemos caminhar para um negócio de sucesso, a receita normalmente passa por um bom controle de fluxo de caixa. A melhor forma de começar é passar a analisar tudo o que entra e sai na conta da empresa. E, claro, identificar quando os valores entram ou saem do negócio.
Feito o primeiro passo, chegamos à necessidade de conhecer quais são as contas da empresa, a fim de realizar um levantamento detalhado. O fluxo de caixa não visa apenas computar os gastos diários do negócio, mas também os investimentos realizados. Assim que começar, defina um saldo inicial da conta, pois, é através desse “número” que será possível projetar lucros ou simplesmente realizar um cálculo mensal de créditos e débitos. Entenda alguns itens importantes para montar um bom fluxo de caixa:
– Necessidade de recursos, quais serão os seus gastos?
– Continuidade é chave do negócio, ou do fluxo de caixa! A frequência dessa análise de caixa é a resposta para um controle eficaz;
– Busque por fontes de recursos, esteja sempre atento a potenciais investimentos e consequentemente maiores lucros.
Divida as suas despesas em categorias
Para saber quais gastos foram maiores ou qual investimento tem oferecido melhor retorno ao negócio, a opção mais indicada é que divida esses valores em categorias. Por exemplo: você pode definir as “Receitas”, em que cada produto ou serviço da empresa deve explicitar quanto foi obtido de retorno. Ou categoria “Despesas”, em que é possível encontrar contas, pagamentos de funcionários, aluguel, entre outros.
Com a administração desses detalhes no seu controle de caixa, a responsabilidade de mantê-lo atualizado irá ditar os benefícios que esse controle poderá lhe proporcionar. Não importa se o seu fluxo será feito em uma planilha do Excel ou em um sistema direcionado apenas para isso: adote o hábito de inserir todas as informações positivas e negativas de saldos em sua base de dados.
Busque ter um ciclo de caixa bem estabelecido
O ciclo de caixa é o que indica o tempo que passou entre o pagamento das suas despesas e os recebimentos da empresa. Ou seja, quanto maior o tempo para receber os valores depois que já fez os pagamentos das despesas, maior será necessidade de um capital de giro para não ficar desprevenido. Portanto, se o seu ciclo de caixa for estabelecido com eficiência, maior será a disponibilidade para ter um caixa saudável na sua empresa.
Não abra mão de suas notas fiscais para um bom controle de fluxo de caixa
Costume guardar todas as notas fiscais para atualizar o valor exato do gasto ou retorno em sua base de dados do caixa. Desde o investimento em produtos de limpeza ao recebimento pela venda de um produto ou serviço. Além disso, outro ponto significativo é consultar o extrato bancário da(s) conta(s) da empresa semanalmente, no mínimo.
Para o controle poder ser considerado eficaz, preservar uma boa disciplina para analisar os gastos é um dos itens imprescindíveis nesse ramo. O sucesso financeiro será medido pela sua capacidade de cobrir os gastos e fazer investimentos para que sua empresa possa crescer de forma sustentável. E, com certeza, em pouco tempo de experiência de controle do fluxo de caixa, já perceberá o seu avanço sobre a área financeira do empreendimento.